05 agosto, 2011

Bolo de cenoura com ganache

O final da semana chegou e é hora de dar uma trégua para dieta. Fiquei pensando de que maneira poderia fazer  da minha tarde de sexta - ou sábado, domingo - um dia mais aconchegante e mais gostoso. Esse tempinho ajuda, claro, mas estava pensando em alguma coisa vinda da cozinha, entendem?

Pois é, queria uma receita gostosa, fácil e com um daqueles cheirinhos que me lembram a casa da mamãe, sem mistérios e planos mirabolantes. Pensei em bolos. Naquele cheiro que começa ainda no forno e quando sai... Hum... Só de pensar já estou ficando com água na boca. 

Eu sei, vocês devem estar pensando "desde quando bolo é fácil e não dá muito trabalho?". Pois é, demorei para escolher, mas tive uma ideia e acho que vocês vão a-d-o-r-a-r: bolo de cenoura com calda de chocolate. 

Vamos tentar?

Bolo de cenoura com ganache

Ingredientes:
Para a massa:
- 1/2 xíc. (chá) de óleo
- 3 cenouras cruas e cortadas em rodelas  (aproximadamente 250g)
- 3 ovos inteiros
- 2 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
- 1 col. (sopa) de fermento em pó
- 2 xíc. de açúcar 

Para o ganache:
- 480 g chocolate meio amargo picado
- 2 xíc. creme de leite fresco

Modo de preparo:
Bolo:
- Bata no liquidificador óleo, as cenouras e os ovos
- Em um bowl misture a farinha, o açúcar e o fermento
- Feito isso, junte as duas misturas até obter um massa homogênea (não-líquida)
- Unte (com farinha e manteiga) a fôrma e coloque a massa
- Leve ao forno pré aquecido em 180 graus, por 40 minutos

Ganache:
- Leve o creme de leite ao fogo médio
- Quando estiver quase fervendo (soltando vapor, mas sem fazer bolhas), tire rapidamente do fogo e despeje o chocolate picado.
- Espere 3 min para deixar derreter e então mexa delicadamente para misturar bem
- Passe na peneira
- O ideal é fazer o ganache um dia antes de assar o bolo para que possa adquirir a consistência de uma pasta, assim poderá facilmente passá-lo sobre o bolo.
- Amoleça o resto do ganache em banho-maria ou microondas e despeje sobre o bolo já coberta com a primeira camada.



Beijos e temperos.

Aproveitem! E me contem!


Dica: deixar o bolo esfriar para retirar da fôrma. Sairá com maior facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário