24 agosto, 2011

Frituras

Boa tarde, queridos.


Um dos maiores inimigos da cozinha é a fritura, mas eu sei que com ou sem criança em casa acaba sendo inevitável. Por isso, resolvi dar umas dicas para que vocês possam lidar melhor com ela: quando o óleo está quente? Qual a quantidade máxima de alimentos para uma mesma leva? Pois é, essas são algumas das dificuldades que eu vou tentar esclarecer. Vamos lá:


- Numa panela funda, com bastante óleo, jogue um palito de fósforo. Isso mesmo, um palito de fósforo. Assim que ele ascender significa que chegou na temperatura ideal. Retire o fósforo e coloque o alimento.

- Não coloque muita quantidade de salgados de uma vez só, pois o risco de ficarem mais gordurosos e "molhados" é maior. No máximo 6 numa panela média - vai variar de acordo com o tamanho da panela.

- Quando retirar a fritura coloque direto pra escorrer em papel toalha, não sirva direto, pois o óleo acumula durante a fritura e precisa de um tempo para soltar.


- De uma porção pra outra espere aproximadamente 3 min para que o óleo não esfrie.
- Caso o óleo fique muito alto durante a fritura abaixe o fogo e vá elevando aos poucos para que não fique espirrando gordura e você não se queime.

- Não use o mesmo óleo várias vezes.

- Caso vá fritar peixe ou frutos do mar a gordura não deve ser reutilizada. Jogue fora.

- Não jogue o óleo em vasos sanitários, pias ou jardins. Recolha o óleo depois de frio em uma garrafa Pet. O óleo de cozinha pode ser reciclado e virar sabão.



Espero que tenham gostado das dicas e que elas sejam úteis.


Beijos e temperos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário