06 outubro, 2011

Bisque de camarão

Sem ideias para o final de semana? Que tal um jantarzinho a dois, três, quatro? Apesar da fama e ao contrário do que possam pensar, a culinária francesa pode, sim, ter seus pratos fáceis e simples. O bisque de camarão é um deles. 

Bisque de camarão



Ingredientes:
Rendimento: 6 porções
450 g de camarões graúdos crus, sem cabeça
- 4 colheres (sopa) de vinho branco seco
- 4 fatias de limão
- 4 grãos de pimenta-do-reino, levemente amassados
- 2 molhos de salsa, com talos amassados
- 1 funcho
- 1 colher (chá) de suco de limão
- 15 g de manteiga
- 1 colher (sopa) de óleo de girassol
- 1 cebola pequena, bem picada
- 45 g de farinha de rosca bem fina, caseira, preparada com fatias de pão branco dormido
-1 pitada de páprica
-1 pimentão vermelho, sem sementes e cortado em cubinhos
- Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:
Prep: 45 min | Cozimento: 35 min
- Descasque os camarões e reserve-os. Ponha as cascas numa panela grande e acrescente 1,2 litro de água fria, o vinho branco, as fatias de limão, os grãos de pimenta-do-reino e a salsa. Ponha para ferver, depois baixe o fogo e cozinhe por 20 minutos. Retire a espuma que se formar na superfície durante o cozimento.
- Com uma faca pequena afiada faça um corte raso ao longo das costas curvas de cada camarão. Com a ponta da faca remova a veia escura e descarte-a. Cubra os camarões e leve-os à geladeira até a hora de usar.
- Espere o caldo de casca de camarão esfriar um pouco, depois retire as fatias de limão e descarte-as. Forre uma peneira com musselina e coloque-a em cima de uma tigela grande ou jarro medidor. Bata o caldo no liquidificador ou no processador de alimentos até a casca ficar bem batida. Em seguida, coe o caldo na peneira forrada. Descarte os resíduos das cascas.
- Pique grosseiramente 85 g do funcho e pique muito bem o que restar dele. Ponha o funcho bem picadinho numa tigela, acrescente o suco de limão e misture bem. Cubra com filme plástico e 
Derreta a manteiga com o óleo na panela em que foi feito o caldo. Acrescente o funcho grosseiramente picado e a cebola. Refogue, mexendo frequentemente, em fogo moderado por 8 minutos ou até os legumes estarem macios, mas não escuros. Junte a farinha de rosca, a páprica e o caldo. Espere levantar fervura e reduza a chama para que ferva em fogo bem baixo. Acrescente os camarões e cozinhe por mais 3 minutos.

Beijos e temperos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário