Mostrando postagens com marcador Dicas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dicas. Mostrar todas as postagens

24 agosto, 2011

Frituras

Boa tarde, queridos.


Um dos maiores inimigos da cozinha é a fritura, mas eu sei que com ou sem criança em casa acaba sendo inevitável. Por isso, resolvi dar umas dicas para que vocês possam lidar melhor com ela: quando o óleo está quente? Qual a quantidade máxima de alimentos para uma mesma leva? Pois é, essas são algumas das dificuldades que eu vou tentar esclarecer. Vamos lá:


- Numa panela funda, com bastante óleo, jogue um palito de fósforo. Isso mesmo, um palito de fósforo. Assim que ele ascender significa que chegou na temperatura ideal. Retire o fósforo e coloque o alimento.

- Não coloque muita quantidade de salgados de uma vez só, pois o risco de ficarem mais gordurosos e "molhados" é maior. No máximo 6 numa panela média - vai variar de acordo com o tamanho da panela.

- Quando retirar a fritura coloque direto pra escorrer em papel toalha, não sirva direto, pois o óleo acumula durante a fritura e precisa de um tempo para soltar.


- De uma porção pra outra espere aproximadamente 3 min para que o óleo não esfrie.
- Caso o óleo fique muito alto durante a fritura abaixe o fogo e vá elevando aos poucos para que não fique espirrando gordura e você não se queime.

- Não use o mesmo óleo várias vezes.

- Caso vá fritar peixe ou frutos do mar a gordura não deve ser reutilizada. Jogue fora.

- Não jogue o óleo em vasos sanitários, pias ou jardins. Recolha o óleo depois de frio em uma garrafa Pet. O óleo de cozinha pode ser reciclado e virar sabão.



Espero que tenham gostado das dicas e que elas sejam úteis.


Beijos e temperos.