13 fevereiro, 2012

Salada de Batata

Boa noite, queridos. 


Faz muito calor no verão do Rio. O final de semana foi ótimo. Para que estava descansando muita praia e piscina. Para os que trabalhavam como eu, minhas condolências.


Brincadeiras à parte hoje tenho uma receita super simples e ao mesmo tempo muito gostosa para ensinar a vocês: salada de batatas. Tradicionalmente alemã a salada costuma acompanhar salsichas, salsichões etc. - o embutido de sua preferência. E numa versão 'abrasileireda' pode levar um pouco de maionese. Fica critério e gosto de cada um. 


Salada de Batata


Ingredientes:
(Receita para 04 pessoas)
1 kg batata cozida sem casca e cortada em cubos 
1 molhe de salsa picada 
Suco de 2 limões 
1 cebola media ralada 
2 colheres mostarda 
4 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto 
(Pra aquelas que optaram por adicionar a maionese, serão 4 colheres de sopa)


Modo de preparo:
Cozinhe a batata e espere esfriar para facilitar a hora de descascar. Depois de frias e descascadas, corte-as em cubos médios e reserve. Em um bowl, misture todos os ingredientes e tempere. Por último, coloque as batatas e misture. Coloque na geladeira por aproximadamente 20 min e sirva


Até mais.

#Dica: a salsinha Kern, vendida na Casa do Alemão, é uma das melhores que já comi. Mas qualquer dia eu falo melhor sobre isso. http://www.casadoalemao.com.br

06 fevereiro, 2012

#DicaRestaurantes


Boa noite, queridos. 


Hoje deixei de lado as receitas e vim dar uma dica para vocês: salmão fresco fatiado, sour cream polvilhado, raspas de limão siciliano, molho de alcaparras, limão, azeite, cebola e torradas "australianas" para acompanhar. São esses os ingredientes do carpaccio de salmão do restaurante Gula Gula, uma ótima pedida para os almoços de verão. Super leve! 


Falando em Gula Gula... Vou me arriscar a dar mais algumas dicas para vocês: sucos naturais, saladas variadas e sobremesas deliciosas. Para os sucos aposte nas misturas de frutas ou fique com o suco de melancia, sempre fresco e muito gostoso; dentre as opções de salada eu ficaria com uma das mais clássicas da casa, a Salada de Carne
Desfiada (folhas, manga, carne assada, batata palha etc.) e para a sobremesa... Fica difícil escolher... Mas o Petit Gateau de Doce de Leite e Brownie de Chocolate são os meus preferidos. http://www.gulagula.com.br 


Espero ter acertado.


Até mais!




31 janeiro, 2012

Panna Cotta com calda de framboesa

 Boa tarde, meus queridos.

São Pedro não decide: chuva, céu azul, nuvens, sol. Hoje, quando abri as janelas o céu estava completamente nublado; na hora do almoço, veio a chuva de verão; e, aqui, escrevendo para vocês o sol resolveu aparecer. Vai entender... 

Confesso que ainda tô no clima "friozinho" de ontem e por isso escolhi uma daquelas receitas para espantar a preguiça e o mau humor. É exatamente isto que vocês estão pensando: nada melhor para levantar o humor do que uma boa (ótima!) sobremesa. E a escolha foi especial!  

Panna Cotta com calda de framboesaAmante assumida da culinária italiana (que meus avós não escutem!) escolhi uma de suas sobremesas tradicionais: Panna Cotta! Leve e deliciosa! 

Panna Cotta com calda de framboesa



Ingredientes:
Creme
Creme de leite fresco, 500 ml
Açúcar, 2 colheres de sopa
Baunilha em fava, 1 unidade
Rum, 1 Colher de sopa
Gelatina em pó, 6 g
Calda de framboesa        
Framboesa congelada, 300 g
Açúcar, 1/3 xícara
Água, 1 xícara

Modo de preparo:
Corte a metade da fava de baunilha e raspe com uma faca para retirar as sementes. Leve ao fogo o creme de leite fresco, o açúcar e a baunilha em fava por mais ou menos 5 min ou até ferver. Em outro recipiente hidrate a gelatina em água e reserve. Acrescente a gelatina hidratada e o rum no creme ainda quente e coe. Depois de coado, sirva o creme em taças individuais e leve à geladeira para firmar por duas horas. Prepare a calda de framboesa: cozinhe em fogo baixo a framboesa com o açúcar e a água até que as frutas estejam macias. Se quiser, bata no liquidificador para que fique bem lisa.  Coloque a calda de framboesa sobre a panna cotta e sirva.

Até mais!