30 agosto, 2011

Salada verde com lula

Que tempo mais doido é esse? Num dia estamos cheios de casacos, com um vento gelado... No outro, o termômetro está marcando 38°C, enfim. Isso tudo para dizer que fiquei super na dúvida na hora de escolher a receita de hoje. Quente ou frio? Decidi então por misturar as estações: salada verde com lula!

Salada verde com lula
Ingredientes:
Para o molho verde:
- 1/2 ramo de hortelã
- 1/2 ramo de salsinha
- 1 limão sem casca
- 1 dente de alho picado
- 1 chilli verde
- 1 colher (chá) de caldo de peixe
- 1 colher (chá) de açúcar
- Óleo vegetal

Modo de preparo:
- Bata todos os ingredientes em um mixer e vá acrescentando o óleo vegetal aos poucos, até ganhar consistência de um creme grosso;
- Reserve o molho.
Para a lula:
- 1/2 kg de lulas cortadas em aneis
- Sal a gosto
- Óleo vegetal

Modo de preparo:
- Frite as lulas no óleo até que fiquem rosadas;
- Retire do fogo, ponha-as em uma tigela e tempere com sal a gosto;
- Deixe esfriar.

Para a salada:
- Rúcula (o suficiente para montar um prato)
- 1 cebola roxa cortada em meia-lua fina

Modo de preparo:
- Em um prato grande, disponhas as rúculas e jogue a cebola cortada por cima;
- Acrescente o molho verde à lula.
- Em seguida, decore a salada com as lulas e sirva.

Espero que gostem!

Beijos e temperos.

29 agosto, 2011

Suco desintoxicante

Boa tarde, queridos.

O final de semana foi longo, proveitoso e nada light. Aposto que o de vocês não foi muito diferente. E é por isso que hoje vou dar uma receita de um suco desintoxicante super refrescante para equilibrar o organismo e aliviar um pouco a consciência.

O abacaxi é diurético, tem ação anti-inflamatória e é digestivo. A casca do limão e o gengibre possuem substâncias antioxidantes e, portanto, ação anti-inflamatória. Tudo isto favorece a eliminação de toxinas do organismo. Resultado: mais disposição, uma pele saudável e o bom funcionamento do intestino.

Ele deve ser consumido na hora, até 3x ao dia e lembre-se: não substitui refeições!

Suco desintoxicante:

- 01 copo (300ml) de abacaxi em cubos
- 01 colher (sopa) de raspas de limão
- 1/2 colher (sobremesa) de gengibre ralado
- Cubos de gelo e adoçante a gosto

Modo de preparo:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata;
- Com o suco pronto coloque os cubos de gelo, o adoçante e sirva.
- Se gostar, acrescente algumas folhas de hortelã.

Beijos e temperos.

25 agosto, 2011

Salada de feijão fradinho

A pedidos dos mais "lights" e em homenagem ao sol que abriu nessa manhã, nada de sopas ou comidas pesadas. A receita do dia é Salada de feijão fradinho.

Uma salada com cara de refeição e isso é o mais legal! Não se preocupe com cardápios mirabolantes! Complete o prato com um peito frango grelhado e... Pronto!

Bom apetite!

Ingredientes:
- 250 g de feijão fradinho
- 01 pimentão vermelho
- 01 pimentão amarelo
- 02 tomates
- 01 cebola média
- 01 xíc de salsa
- 04 ovos

- 1/2 xíc. de azeitonas pretas portuguesas

Modo de preparo:
- Limpe e cozinhe o feijão na água por cerca de 40 minutos mas fique atento, pois o uso da panela de pressão pode deixar o feijão muito mole. Deve ficar macio, mas inteiro;
- Pique os pimentões, a cebola, a salsa e os tomates, retirando a semente;

- Cozinhe os ovos, marcando 10 min, desde o momento em que a água começa a ferver. Coloque-os na água fria e descasque.
- Quando o feijão estiver cozido, retire-o do fogo e escorra a água.
- Coloque-o feijão numa tigela, espere esfriar e coloque os demais ingredientes. Salpique a salsa e tempere com sal, azeite e vinagre a gosto.


Beijos e temperos.