21 maio, 2012

Focaccia de grana padano, Alessandro & Frederico

Boa tarde. Bom dia de sol aos 24ºC no Rio de Janeiro.

Ta aí um bom motivo para engordar: Focaccia de grana padano do Alessandro & Frederico. Eu sou uma das pessoas mais chatas do mundo quando o assunto é a culinária italiana. Sou amante assumida. Eu gosto assim, não gosto assado... O ponto certo é esse e não aquele. Mas eu me rendo. Essa entrada me pegou de jeito e acertou em cheio. A massa é preparada no dia anterior; é assada em forno a lenha; e o queijo é tipo grana, da melhor qualidade. Podia ser diferente? É simplesmente di-vi-na.  Estando por lá: 1) não deixem de experimentar, claro; 2) dêem uma olhada na carta de vinho. São ótimas opções; 3) cometam todos os pecados nas sobremesas.

Espero que tenham gostado da dica. Até mais.


Para maiores informações acesse: www.alessandroefrederico.com.br

20 maio, 2012

Bistreco

Boa tarde. Bom domingo de sol.

Já tá virando tradição. Meu marido é daqueles que quando cisma com uma coisa... Faz, faz de novo, repete... E com o Restaurante Bistreco, em Vargem Grande, foi assim. Sexta ou sábado, mas, com certeza, no final de semana nós acabamos passando por lá. E isso tá longe de ser uma reclamação. Por ter sido anteriormente um antiquário, a casa me faz lembrar da na Serra, dos bistrôs de Itaipava, o que dá um toque todo especial. Com um ambiente muito agradável e um cardápio super bem montado, o Bistreco acabou ganhando a nossa atenção. Filé mignon com molho de gorgonzola, batata prussiana, pastéis, espetinhos... O difícil é escolher. Dos aperitivos e belisquetes a um bom jantar, tem para todos os gostos. Sou suspeita para falar, mas, cá entre nós, não dá para resistir a esse friozinho. Vargem Grande tem seu charme. Não deixem de conferir.

Para maiores informações acesse: www.bistreco.com.br


Até mais.

18 maio, 2012

Creme de aspargos

Boa noite, queridos. 


Hoje é sexta-feira. Hoje tá frio. Hoje ninguém quer sair de casa. Não sei vocês, mas eu, com certeza, teria passado o dia inteiro debaixo do coberto se pudesse. Com esse clima não tem jeito, eu não poderia escolher outra receita que não fosse quente, aconchegante, deliciosa: creme de aspargos. Uma receita super leve, muito fácil de fazer e que é a cara desse friozinho (principalmente aqui por Vargem Grande...). 



Creme de Aspargos

Ingredientes:

200g de Aspargos Verdes Frescos
1/2 Cebola cortada bem pequeno
100g de Manteiga
70g de Farinha de Trigo
1/2 litro de leite
1/2 litro de caldo de galinha ou Água
100 ml de creme de leite fresco
Sal, cheiro verde e pimenta do reino a gosto


Modo de preparo:Corte os aspargos em rodelas largas. Separe as pontos para a decoração e dispense a parte fibrosa (aquele talo duro...). Em seguida, numa panela, refogue a cebola na manteiga e junte a farinha. Mexa para não formar grumos. Quando refogada a cebola, acrescente o leite, o caldo (ou água), os aspargos e deixar ferver por aproximadamente 30 minuntos (ou até que os aspargos estejam cozidos). Bata no liquidificador e volte com o creme ao fogo acrescentando as pontas dos aspargos, o creme de leite fresco, o sal e pimenta. Cozinhe por mais algus minutos até as pontas dos aspargos estarem tenras e sirva. Parmesão ralado e croutons acompanham muito bem.



Abram um bom vinho, convidem ótimas companhias e divirtam-se. 


Até mais. 

16 maio, 2012

Paçoca de carne de sol

Boa noite. Bom frio. E muita chuva.


A chuva não pára no Rio e tá difícil de pensar em fazer saladinhas, comidinhas leves... Esse tempo todo mundo apela pro mais gostoso, pra comida mais aconchegante, né? Como vocês já sabem pelo post anterior acabei de voltar do Ceará, numa temporada maravilhosa, com pessoas muito agradáveis etc. Mas, "chef que é chef" não consegue viajar e simplesmente relaxar, passear. Nós queremos provar de tudo. Ficamos de olho em cada detalhe e sempre que dá damos um pulinho na cozinha para ver e sentir de perto a preparação dos pratos locais. Os temperos, os ingredientes... Tudo. E hoje, claro, trouxe outra receita tradicionalíssima do Nordeste para vocês: paçoca de carne de sol. É deliciosa!


Paçoca de carne de sol

Ingredientes: 
1 Kg de carne de sol magra
1 cebola roxa/ branca picada
1 xícara de farinha de mandioca
1/2 xícara de manteiga (de preferência, manteiga da terra)
Óleo para fritar a carne
Coentro e cebolinha para servir


Modo de preparo:
Coloque a carne de molho em água, trocando-a de vez em quando para tirar o excesso de sal. Quando dessalgada, asse na brasa ou frite em óleo quente e deixe esfriar. Em seguida coloque a carne, em pequenas porções, no processador junto com a farinha. Após processar toda a carne, numa panela, refogue a cebola na manteira e coloque a mistura. Mexa até que a farinha fique torrada e retire. Na hora de servir, coloque em uma travessa grande e decore com coentro e cebolinha a gosto. 


Até mais!

15 maio, 2012

Caldeirada de frutos do mar


Boa noite. Bom frio.

Mais uma vez sei que estou em falta com vocês. Estive 12 dias fora e o blog acabou ficando abandonado de novo. Podia pedir desculpa ou dar maiores explicações, mas basta dizer: que saudade eu tava de Fortaleza! Praias maravilhosas! Frutos do mar maravilhosos! Muito camarão, lagosta... Até enjoar! 

Nada mais justo que voltar com uma receita bem cearense: caldeirada de frutos do mar. 

Caldeirada de frutos do mar

Ingredientes:
600 g de cação cortado em cubos
500 g de camarão médio limpo
06 lagostins
300 g de mexilhão
500 g de lula cortada em anéis
05 batatas médias
03 tomates maduros cortados em rodelas
03 cebolas cortadas em rodelas
01 pimentão cortado em rodelas
02 cubos de caldo de camarão
Cheiro verde a gosto
Coentro a gosto
Sal a gosto
Limão para lavar os frutos do mar
1/2 xícara de azeite de oliva
06 dentes de alho grandes

Modo de preparo:
Depois de limpar e levar devidamente os frutos do mar com o suco de limão aqueça uma panela grande e coloque para dourar no azeite o alho amassado. Quando dourado o alho, refogue o mexilhão, coloque o cação cortado em cubos e adicione a água. Deixe que ferva e adicione a lula cortada em anéis, os tomates, as cebolas e o pimentão. Em seguida coloque o caldo de camarão e acerte o sal. Adicione coentro, cheiro verde e os camarões. Logo após coloque as batatas cortadas em rodelas grossas e previamente cozidas e, para finalizar, coloque os lagostins por cima de tudo, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 min. Com os frutos do mar no ponto e macios sirva com arroz branco e pirão.