23 março, 2012

Suflê de cenoura

Boa tarde, queridos.

Demorou, mas a sexta-feira chegou. Final de semana à vista e o medo de sair da dieta, também. Pensando nisso, e aproveitando um pedido feito pela minha querida Mila, a receita de hoje (para hoje, amanhã ou domingo...) é de um suflê de cenoura: leve e muito fácil de fazer. O marido, o filho, a mãe... Todos vão adorar, eu garanto, é uma delícia.

Suflê de cenoura:

1/2 kg de cenoura cozida 
3 unidades de gema
3 unidades de clara em neve
3 colhs de sopa de queijo parmesão
1/2 xicara chá de leite
sal a gosto
pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe as cenouras e bata no liquidificador com as gemas, o queijo e o leite. Em seguida, bata as claras do ovo até que fiquem com a textura de "claras em neve". Então, em um bowl, junte o creme, a clara em neve, o sal e a pimenta, mexendo delicadamente. Por último, unte um pirex com margarida (sem polvilhar com farinha!) e leve a forno médio por aproximadamente 40 min.  Sirva assim que tirar do forno.

Mais fácil que isso é impossível, né?

Até mais!


06 março, 2012

Brioche

Boa noite, queridos. 


O Carnaval passou, a gente brincou, pulou, mas já tá mais do que na hora do ano começar... E para muitos continuar... Primeiramente, eu peço desculpa a vocês já que a minha filha e querida redatora está um pouco atolada com a faculdade e não está podendo dar toda a atenção para o blog, mas prometo que vou tentar ficar o mais presente possível, com os maior número de receitas e dicas que eu puder. Enfim. Chega de conversa fiada e vamos ao que interessa: receita. 


Quem não ama aquele pãozinho quente, recém saído do forno? Pois é, eu amo, eu sonho com eles... Admito, pão é um vício, infelizmente. Hoje então uma receita para as manhãs de sábado e domingo: brioches. 


É um pouco trabalhosa, mas o resultado vale a pena.


Brioche

Ingredientes:
500 g de farinha
20 g de fermento biológico
80 g de açúcar
2 ovos
5 g de sal
100 g de manteiga sem sal
200 ml de leite

Modo de preparo:
Para começar coloque a farinha na mesa de trabalho e faça um buraco no centro. De um lado do círculo, ponha o sal e o açúcar, e do oposto, o fermento. Preencha o buraco com os ovos, o leite e trabalhe essa mistura com as pontas dos dedos, juntando a farinha aos poucos, com delicadeza. Amasse bem a massa até ficar bem homogênea. Feito isso, coloque a manteiga (em temperatura ambiente) no meio da massa e volte a trabalhar. Ao incorporar a manteiga, a massa ficará bem mole, mas conforme for trabalhada voltará a ficar com uma textura homogênea e lisa. Feito isso, faça uma bola com a massa e bote em uma bandeja previamente enfarinhada. Em seguida, polvilhe (salpique) farinha em cima da massa, cubra com filme plástico e ponha a massa dentro do forno (desligado) até que dobre de volume. Quando isso acontece retire a massa da bandeja e pressione-a para tirar o gás que existe dentro. Dobre-a ao meio, recoloque na bandeja, passe novamente o filme plástico e leve a geladeira por 24 horas. No dia seguinte, passe manteiga numa forma de bolo inglês e faça bolinhas com cerca de 50 g, ou do tamanho que preferir, sempre mantendo um padrão. Leve ao forno (desligado) e deixe lá até que a massa cresça. Retire, passe um pouco de gema por cima e recoloque no forno (agora ligado) a uma temperatura de aproximadamente 180 graus por 45 minutos. Sirva logo que saia do forno com manteiga com ervas, cream cheese temperado, geleias ou como preferir.

Atenção: não coloque o sal em contato direto com o fermento biológico, pois isso mataria a levedura (os fungos responsáveis por aumentar o volume da massa e deixar o pão macio e fofinho).


Até mais.