31 janeiro, 2012

Panna Cotta com calda de framboesa

 Boa tarde, meus queridos.

São Pedro não decide: chuva, céu azul, nuvens, sol. Hoje, quando abri as janelas o céu estava completamente nublado; na hora do almoço, veio a chuva de verão; e, aqui, escrevendo para vocês o sol resolveu aparecer. Vai entender... 

Confesso que ainda tô no clima "friozinho" de ontem e por isso escolhi uma daquelas receitas para espantar a preguiça e o mau humor. É exatamente isto que vocês estão pensando: nada melhor para levantar o humor do que uma boa (ótima!) sobremesa. E a escolha foi especial!  

Panna Cotta com calda de framboesaAmante assumida da culinária italiana (que meus avós não escutem!) escolhi uma de suas sobremesas tradicionais: Panna Cotta! Leve e deliciosa! 

Panna Cotta com calda de framboesa



Ingredientes:
Creme
Creme de leite fresco, 500 ml
Açúcar, 2 colheres de sopa
Baunilha em fava, 1 unidade
Rum, 1 Colher de sopa
Gelatina em pó, 6 g
Calda de framboesa        
Framboesa congelada, 300 g
Açúcar, 1/3 xícara
Água, 1 xícara

Modo de preparo:
Corte a metade da fava de baunilha e raspe com uma faca para retirar as sementes. Leve ao fogo o creme de leite fresco, o açúcar e a baunilha em fava por mais ou menos 5 min ou até ferver. Em outro recipiente hidrate a gelatina em água e reserve. Acrescente a gelatina hidratada e o rum no creme ainda quente e coe. Depois de coado, sirva o creme em taças individuais e leve à geladeira para firmar por duas horas. Prepare a calda de framboesa: cozinhe em fogo baixo a framboesa com o açúcar e a água até que as frutas estejam macias. Se quiser, bata no liquidificador para que fique bem lisa.  Coloque a calda de framboesa sobre a panna cotta e sirva.

Até mais!

25 janeiro, 2012

Salada de abobrinha com mussarela de búfala e hortelã

Bom dia, queridos. 

Sol, céu azul e a temperatura nas alturas. Mais um dia lindo no Rio. E é exatamente nesse ponto que eu tô querendo tocar: o calor. Só quem vive nos Trópicos sabe o que é um verão de verdade. Para muitos, a estação mais gostosa do ano. Para outros, um horror. Confesso que não muito fã desse calorão que faz no Rio, mas só de ser a época do horário de verão, dos fins de tarde mais bonitos e das pessoas mais alegres já me sinto bem melhor. Pois é, e falando em calor... Todo mundo sabe a preguiça que dá quando olhamos para um prato com feijão (quente!), molhos (quentes!), tudo quente. Dessa forma, pensei que para compensar o pecado dos pasteis de ontem e agradar aos mais calorentos, como eu, escolhi uma receita super leve: Salada de Abobrinha com Mussarela de Búfala e Hortelã. 


A salada leva três tipos de abobrinha: mini, verde e amarela. Mussarela de búfala, queridinha das nossas saladas. E o hortelã, que ajuda na digestão e é super refrescante. Espero que gostem.


Salada de Abobrinha com Mussarela de Búfala e Hortelã

Ingredientes:
04 ramos de hortelã fresco
01 pimenta chilli
Sal e pimenta-do-reino
01 limão-siciliano
Azeite de oliva
Mini abobrinhas
Abobrinha verde e amarela
01 pote de mussarela de búfala em bolinhas



Modo de preparo:
Retire as folhas dos ramos de hortelã, enrole-as como um charuto (isso facilita na hora do corte!) e corte em fatias finas. Coloque em uma travessa. Ainda nessa etapa retire o cabo da pimenta chilli, corte-a ao meio e remova suas sementes (está aí o segredo para tirar aquele ardor excessivo!). Retiradas as sementes, corte a pimenta em pequenos cubos e coloque na travessa junto com a hortelã. Tempere com sal, pimenta, as raspas e o suco do limão-siciliano, e cubra com azeite de oliva. Mexa, acerte o sabor e o molho está pronto. Em seguida, com um descascador fatie as abobrinha sobre o molho e misture. Para finalizar, corte as mussarelas de búfala e decore com folhas de hortelã. 



Até mais.

24 janeiro, 2012

Pastel

Boa tarde, queridos.


Gostaria, primeiramente, que perdoassem minha ausência durante todo esse tempo. Férias das meninas, festas de final de ano etc. Vocês sabem como é, né? Agora eu voltei. E que 2012 seja um SUCESSO! 


Vamos parar de papo furado e ir ao que interessa? O verão. O sol. As comidas de verão para ser mais clara. Hoje, ao contrário do que vocês possam ter pensado, não tenho nenhuma receita de salada. Ok, concordo que o almoço no Rio de Janeiro pede uma saladinha, mas eu não quero falar da hora do almoço. Vamos adiantar um pouco o relógio e falar do final de tarde: horário de verão, os quiosques à beira mar, os botequins... Vocês entenderam... Isso mesmo, a comidas de botequim. 


Pastel + Cerveja é a cara do nosso verão. Concordam? Vai, coloca uma cervejinha para gelar (a sua preferida!) que eu te vou ensinar a fazer dois recheios para pastel deliciosos, duas ótimas combinações: Brie com Geleia de Amora e Pimenta Dedo-de-moça, e Polvo.


 Pastel de Brie com Geleia de Amora e Pimenta Dedo-de-moça


Para cada 01 unidade


Ingredientes
Massa para pastel
02 colheres de geleia de amora
01 pimenta dedo-de-moça picada e sem sementes
01 fatia de queijo brie de mais ou menos 2 cm


Modo de preparo
Coloque a fatia de queijo brie no meio da massa de pastel. Em cima dela, acrescente a geleia de amora e a pimenta dedo-de-moça picadinha. Com a ajuda de um garfo, feche a massa e frite em óleo quente.


 Pastel de Polvo 

Para cada 04 unidades
Ingredientes
300 g de massa de pastel
150 g de purê de batatas (apenas batatas cozidas com sal)
1 colher (sopa) de manteiga
150 g de polvo pré-cozido
3 colheres (sopa) de cream cheese
2 colheres (sopa) de tomate picado
1 colher (sopa) de cebolinha picada
1 dente de alho picado
sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de preparo
Em uma frigideira, coloque a manteiga para refogar a cebolinha, alho e tomate. Em seguida, acrescente o purê de batatas e o cream cheese. Misture. Ao final, adicione o polvo pré cozido e picado. Cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo. Retire o recheio 
e deixe esfriar. Enquanto espera, corte a massa em lâminas quadradas e umedeça as bordas com água. Coloque uma colher do recheio, feche o pastel e prenda as bordas com a ajuda de um garfo. Frite em óleo bem quente. 
Até mais.